terça-feira, 28 de maio de 2013

Cultura e afins

Foto: Claude Lévi -Strauss




Aculturação é o conjunto de fenômenos que resultam de um contato contínuo e direto entre grupos de indivíduos e de culturas diferentes e provocam mudanças nos modelos (patterns) culturais de um ou dois grupos.


Assimilação deve ser compreendida como a última fase da aculturação, aliás, raramente atingida. Ela implica no desaparecimento total da cultura de origem de um grupo e na interiorização completa da cultura do grupo dominante.



Consumo pode ser definido como forma de satisfação de necessidades básicas e por isso faz parte da existência do homem enquanto ser cultural.


Consumismo para alguns autores está relacionado com a criação de desejos crescentes, ou seja, muitas propagandas ao vender seus produtos, não apelam para uma necessidade que o indivíduo tem e que aquele produto irá preencher ou satisfazer, mas sim a desejos que ele nem sabe que tem ou que muitas vezes não tem.


Cultura assim como outros conceitos, cultura possui diferentes definições, dependendo dos autores. Para o intelectual  Raymond Williams cultura pode ser definida como modos de vida. Como todas as pessoas tem modos de vida, todos possuem cultura.

A cultura também pode ser definida como tradição viva elaborada de geração para geração que permite tornar única e singular uma dada sociedade.

Já para a importante antropóloga norte-americana Ruth Benedict, a cultura pode ser entendida como a lente através da qual o homem vê o mundo. Como homens de cultura diferentes usam diversas lentes, tem visões desencontradas das coisas.

É importante ressaltar que o homem é um ser culural a medida que os padrões culturais são passados através da linguagem.



Cultura de massa: entendemos esse termo como o status da cultura nas sociedades que passaram pelo processo de industrialização.



Etnocenrismo: é um fenômeno universal e significa a crença de que sua própria sociedade é o centro da humanidade, ou mesmo sua única expressão. O fato do homem enxergar o mundo através de sua própria cultura tem como consequência a propensão em considerar seu modo de vida mais correto e natural.



Estabelecidos x Outsiders -  Conceito cunhado pelo sociólogo Norbert Elias (1897-1990) em que os estabelecidos são grupos dotados de recursos superiores de poder e os outsiders são grupos imensamente inferiores em termos de poder e contra o qual os estabelecidos podem cerrar suas fileiras.


Linguagem pode ser definida como sistemas simbólicos, instrumentos de conhecimento e de construção do mundo, formas de classificação arbitrárias e socialmente determinadas. As relações linguísticas marcam o poder simbólico acumulado por seus protagonistas.


Xenofobia: aversão ao estrangeiro.





Um comentário:

  1. PRECISO SABER UMA COISA SOBRE O TRABALHO, MANDA UM E-MAIL PRA EU SABER O SEU E PERGUNTAR...
    GABRIELLYGF_@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir