quarta-feira, 25 de abril de 2012

O Dia em que Dorival Encarou o Guarda

9 comentários:

  1. 3ªA Laura Lara nº18

    meu vídeo foi- O dia em que Dorival encarou a guarda.

    Bom, posso dizer que entendi que Dorival era um preso que não tomava banho a 10 dias e a guarda dizia que ele não podia, nem ao dia nem à noite e Dorival queria ter o seu direito de tomar ao menos um banho.
    Mas por Dorival ser talvez preso ou negro era discriminado pelos guardas que não deixavam ele tomar banho...
    Apesar dele ser preso ou negro ele é humano e tem direitos como qualquer um e quis lutar por eles.

    ResponderExcluir
  2. Eric Sato nº10 3ºA

    Dorival era um preso que não tomava banho a 10 dias e os guardas recebiam ordens para que ele (Dorival) não pudesse tomar banho.
    O motivo seria que não gostavam dele,msm assim ele teria o mesmo direito de todos.

    ResponderExcluir
  3. Lucas Poli nº21 3ºA
    Meu vídeo foi - O dia em que Dorival encarou a guarda.

    dorival era um condenado que mesmo estando preso tinha o direito de tomar banho como todos os outros, mas por ser negro era descriminado e nao tinha os mesmos direitos que os outros, e por ser negro os guardas receberam ordens de nao deixar ele tomar banho.
    o que eu entendi desse video e que mesmo a pessoa sendo condenada, ela nao prescisa ser tratada como um animal, pois com isso a prisao nao sevira como uma reabilitacao, e sim para deixar as pessoas mais com raiva e comecarem a cometer delitos mais graves por serem discriminada na cadeia.

    ResponderExcluir
  4. Nome: Nadya Cavichione nº29 Série: 3ºA

    Vídeo: O dia em que Dorival encarou o guarda.

    Esse vídeo mostra que ordens não são leis, são apenas ordens. E que muitas vezes não são reais, são inventadas por cair na rotina.
    Um grande exemplo disso foi como no vídeo que o carcereiro tinha feito uma ordem e começaram a cumprir sem antes saber quem tinha dito ou mandado eles estarem fazendo aquilo.
    Outro ponto que entra em destaque é o preconceito, e a descriminação que o tenente, e o próprio sargento que também era negro tinha sobre Dorival que estava preso.
    É direito do cidadão fazer a sua higienização estando ou não preso, porque todos nós temos esse direito. Tudo o que ele queria era apenas tomar um banho pois fazia 10 dias que ele não sabia o que era isso.
    Não é porque ele estava preso que não tinha mais esse direito, e também não tinham o direito de humilhar ele por ser negro, chamado-o de: macaco, crioulo..
    Depois de apanhar por desacatar a autoridade, o Sargento que também era negro, sente pena e lhe oferece um cigarro embaixo do tão conquistado banho.
    As pessoas deviam ser mais humanas em relação aos direitos e deveres que todos nós temos, sendo preso ou não.
    Assim como agora é direito o preso que fica na "solitária" ter uns minutos com outros presos para se socializar com outras pessoas. Todos tem direito á liberdade, só que em caso de quebrar as regras ou as leis as pessoas acabam indo pra cadeia, mais isso não as impedem ou faz com que percam seus direitos, ao menos escovar os dentes, tomar banho, comer, ir ao banheiro.. É essencial para a nossa vida na Terra, e não vai facilitar a vida do presidiário, só vai cumprir com o direito que cada um de nós possuímos.

    ResponderExcluir
  5. Matheus dos Reis Sacchi . nº28 Série: 3ºA Felipe Cantusio

    Em uma prisão militar, o detento Dorival tenta convencer os guardas a permitir que ele tome um banho. Mas o detento se encontra com uma ordem , o preconceito e o abuso do poder dos guardas sobre ele , que nao qual não sabem explicar quem deu a ordem do dentento Dorival não tomar banho e a razão e o motivo que o impede de tomar banho .
    No meu ponto de vista , o curta relata bem o preconceito e o abuso de poder dos ''maiores'' e a falta de informação das pessoas que de ''um falar para o outro'' eles concretizam estas ordens , e não procuram se informar quem realmente e de quem veio a ordem dada , exercendo esta ordem e se tornando um coisa rotineira .
    O que demonstra bem a realidade , pessoas que tomam atitudes por meio das conversas , e não procuram se informar daonde vem a informação que esta ocorrendo . Relata tambem o abuso do poder e o preconceito , por eles serem autoridades , acham que são ''maiores'' , melhores , que o detento Dorival , fazendo ofensas verbais e moral contra o detento , que só procurava pelo seus direitos que todas pessoas deve ter .

    ResponderExcluir
  6. Andrei Kenjy 3ºB nº1 Felipe Cantusio

    Bom , na curta metragem fala sobre Dorival , um negro que estava detido em uma prisão e querendo um único desejo , tomar banho 1 vez pelo menos na semana. O tal fato de ele ser negro sujeitou-se a que a guarda tratasse-o de maneira diferente dos outros presos , sendo que eles nem sabiam explica-lo o motivo do ato . Isso não é só um abuso de poder , como também racismo contra a raça negra , algo que não pode aturar-se

    ResponderExcluir
  7. Nome: Caio Lineker Nº05 3ºB

    Dorival era um preso que não tomava banho a 10 dias, e os guardas diziam que ele não podiam tomar banho por ordem.
    Dorival por ser negro ou preso os guardas não gostavam dele mesmo, e ele tem direitos como qualquer um.

    ResponderExcluir
  8. nome: johnny mazoli Nº16 3ºA

    o video mostra que dorival era um preso que nao tomava banho á 10 dias , pois os guardas diziam que por ordens nao podiam deixar-o tomar banho,mais a realidade era que eles o descriminavam-o por ser negro. Mais todos somos iguais e todos temos os mesmos direitos.

    ResponderExcluir
  9. Nome:Guilherme Delanheze Nº11 3ºB

    O video mostra a discriminacao para com Dorival,por ser um condenado,mas principalmente por ser negro.Os guardas recebiam ordens de nao deixa-lo tomar banho,apesar de ser direito dele ou de qualquer individuo,mas por o discriminarem nao permitiam aquele homem nem mesmo tomar um banho!!!

    ResponderExcluir